Notícias sobre Motores Cummins

Cummins Brasil lança nova linha de grupo de geradores

Cummins Brasil lança nova linha de grupo de geradores

A principal novidade é o motor eletrônico QSG12-G3/G4.

Completando 50 anos no país, a Cummins Brasil acaba de lançar uma nova família de grupos geradores produzidos em Guarulhos (SP), com a promessa de melhorias na densidade de potência nas categorias entre 300 kW e 400 kW.

Segundo a empresa, o diferencial dos novos modelos C350D6B e C400D6B é o motor eletrônico QSG12-G3/G4, que substituiu o propulsor mecânico NTA855-G5 presente na geração anterior.

“O projeto QSG12 tem uma importância muito grande para o negócio de geradores no Brasil”, comenta Glauco Leite, engenheiro de manufatura da Cummins Power Generation.

“O novo motor é uma evolução do NTA855, com a vantagem de ser menor, mais compacto, potente e, consequentemente, mais econômico e com menor emissões”, completa.

Menos ruidoso, o motor é produzido na planta da Beijing Foton Cummins Engine em Pequim, enquanto os geradores são montados em Guarulhos (SP).

Turboalimentado e pós-arrefecido, o novo motor de 11,8 litros e 6 cilindros traz sistema com injeção de combustível XPI (Common Rail), uma solução padrão que promete alta performance do produto, além das opções de controladores Power Command 2.3 & 3.3, que fornecem integração total do grupo gerador, incluindo partida e parada remota automáticas, exibição de alarmes, alertas de status e paralemismo.

Entre os principais benefícios do propulsor eletrônico, a gerente de projetos da empresa, Daiane Suzuki, destaca uma melhor relação de potência versus consumo de combustível. “De acordo com ela, houve ganho de 9% em eficiência energética em relação à geração anterior, enquanto o consumo foi reduzido em 6%”, afirma.

Iniciado em fevereiro do ano passado, o projeto de desenvolvimento do motor e da nova família de geradores envolveu um processo totalmente online, com interação do time brasileiro com o da China.

“Esse foi um projeto muito especial e ao mesmo tempo desafiador, devido às dificuldades decorrentes da pandemia”, comenta Suzuki.

Fonte: https://revistamt.com.br/Noticias/Exibir/cummins-brasil-lanca-nova-linha-de-grupo-de-geradores

Cummins a gás vai gerar energia para caminhão elétrico rodar 1.600 km

Segundo a Cummins e a Hyliion, responsáveis pelo projeto, motor de seis cilindros vai funcionar como um gerador de eletricidade para mover caminhões pesados.

Um motor Cummins movido a gás vai ser utilizado como gerador de energia para o Hypertruck ERX. Ou seja, o trem de força elétrico desenvolvido pela Hyliion em parceria com a Cummins. Segundo as duas empresas, o novo sistema equipará caminhões elétricos usados em operações de longa distância. Inicialmente, será preciso obter a certificação ambiental para o motor a gás.

Na prática, o sistema é relativamente simples. Um conjunto elétrico vai mover o caminhão. Porém, a energia para alimentar esse trem de força não virá de baterias. O motor Cummins ISX12N vai gerar a eletricidade diretamente no veículo. Portanto, não é necessário fazer a recarga de baterias. Movido a gás, o seis-cilindros emite menos poluentes que outro equivalente a diesel.

Segundo o gerente-geral da Cummins, J. Michael Taylor, o objetivo é reduzir as emissões de poluentes. Nesse sentido, a empresa foca o setor de caminhões pesados da América do Norte. “Integrar nosso motor com a solução Hyliion Hypertruck ERX é fundamental para oferecer um portfólio de powertrain que atenda metas de sustentabilidade?, diz.

Maior autonomia
Conforme a companhia, o Hypertruck ERX tradicional garante autonomia de 75 milhas no modo 100% elétrico. Ou seja, em torno de 120 km. Porém, com o motor Cummins a gás atuando como gerador, será possível rodar em torno de 1.000 milhas, ou 1.600 quilômetros.

Colabora com isso a boa rede de abastecimento de gás para veículos, sobretudo nos Estados Unidos. Segundo a Cummins, esse combustível é oferecido em 700 postos espalhados pelo país.

Segundo as duas empresas, os testes práticos estão em fase adiantada. Além disso, têm apresentado bons resultados. Como resultado, o início da produção do Hypertruck ERX com o motor Cummins ISX12N a gás está previsto para a virada de 2023 para 2024.

Fonte: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/cummins-a-gas-vai-gerar-energia-para-caminhao-eletrico-rodar-1-600-km/

Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está lançando sua nova linha com motores Euro 6. A novidade visa atender as regras do Proconve P8, que entra em vigor em 2023. O objetivo do programa é reduzir as emissões de poluentes de veículos pesados.

Além disso, os caminhões Delivery, Constellation e Meteor, bem como os ônibus, ganharam novos acabamento e soluções eletrônicas. Com isso, os preços vão subir, em média, de 15% a 20%. As novidades vão ser apresentadas na Fenatran.

De acordo com a VWCO, no caso do Delivery houve aumento de potência de 10 cv. O novo motor, de quatro cilindros fornecido pela FTP já equipava o Delivery Express 3-160. Isso porque, para modelos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3,5 toneladas, vale desde janeiro. Portanto, a novidade passa a ser oferecida no Delivery 6.170 que, até então, era identificado como 6.160.

Novos equipamentos
No caso dos modelos com BPT acima de 6 t, foi mantido o motor Cummins. Segundo a Volkswagen, apenas o Delivery 9.170 teve a potência aumentada e passou a ser chamado de 9.180. Assim, fica alinhado com os médios 11.180 e 13.180. Ou seja, todos têm o quatro-cilindros de 180 cv e torque de 61,2 mkgf.

Além disso, há sistema SCR, que utiliza Arla 32. A transmissão é manual de seis velocidades. Opcionalmente, há a caixa automatizada V-Tronic, também de seis marchas.

Fonte: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/volkswagen-caminhoes-e-onibus-lanca-nova-linha-com-motores-euro-6/

Cummins Turbo completa 15 anos sem acidentes no Brasil

Cummins Turbo completa 15 anos sem acidentes no Brasil

Com medidas de prevenção eficientes, fábrica em Guarulhos é recordista em segurança entre todas as plantas do grupo no mundo, a Cummins Turbo Technologies (CTT) em Guarulhos (SP) completou em setembro 15 anos sem acidentes registráveis dos seus colaboradores, um recorde entre todas as plantas da mesma unidade de negócios do grupo em todo o mundo. A fábrica produz no País os turbocompressores Holset para motores diesel de caminhões, ônibus, embarcações, máquinas de construção, mineração, e grupo geradores.

A empresa atribui o resultado ao trabalho consciente e dedicado dos colaboradores, além de projetos de excelência desenvolvidos pela empresa adotados ao longo dos anos. “Uma das principais características do nosso time é a mentalidade prevencionista. Atuar na prevenção nos auxilia a eliminar os riscos provenientes de nossas atividades, contribuindo para que tenhamos um ambiente mais saudável, adequado e seguro”, destaca Rodrigo Oliveira, líder de produção da CTT.

Entre as medidas habituais de segurança do trabalho, a unidade adotou alguns procedimentos estruturados e desenvolvidos pelos próprios colaboradores, incluindo a rotação de funcionários entre as diversas posições de trabalho, com o objetivo de reduzir as possibilidades de lesões ergonômicas por atividades repetitivas.

A CTT mantém interação constante com a engenharia de manufatura, para priorizar a segurança do trabalho no desenvolvimento de processos e adequar todas as máquinas e equipamentos da empresa de acordo com as normas regulamentadoras NR10 e NR12.

Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/31935/cummins-turbo-completa-15-anos-sem-acidentes-no-brasil?utm_campaign=newsletter_diaria_new_ab_1510&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Cummins Brasil equipa maior embarcação já produzida pela Real Powerboats

O Real 60 Luxury, lançado ontem no São Paulo Boat Show, conta duas motorizações Cummins QSC8.3, totalizando 1200 cavalos de potência

A Cummins Brasil em parceria com seu Distribuidor Cummins Brasil (DCB), sediado no Rio de Janeiro (RJ), celebra o fornecimento dos motores Cummins QSC8.3, equipados em nova embarcação do tradicional estaleiro Real Powerboats. O Real 60 Luxury foi lançado ontem (19), no São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina, que vai até o dia 24, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

No total foram encomendadas quatro unidades do motor Cummins QSC8.3, de 600 cavalos de potência (cada), sendo dois motores já entregues ao cliente, ou seja, as duas unidades que equipam a primeira Real 60 Luxury, totalizando 1200 cavalos. A estreia do modelo, maior embarcação já produzida pela Real Powerboats, será durante o evento. A previsão de entrega dos outros dois motores QSC8.3 é até o final deste ano.

De acordo com Leonardo D’Andrea, engenheiro de Vendas e Aplicações da DCB , o Real 60 Luxury já foi projetado para receber a potência de 1200 cv, de ambas as motorizações Cummins. Para nós é um grande prestígio fazer parte de um projeto que consolida a mudança de rumo da marca, ou seja, a meta de produzir barcos mais sofisticados e modernos, sem abrir mão da performance.

Os motores eletrônicos da Cummins foram entregues com o sistema de propulsão completo que inclui motor, Pod Drive Zeus, tecnologia que possibilita alta manobrabilidade, atracagem com joystick, piloto automático avançado e o sistema de posicionamento dinâmico da embarcação via GPS, além de componentes eletrônicos.

Vale acrescentar que a Cummins também foi a fabricante escolhida para equipar a próxima unidade do modelo Real Top 415 do estaleiro. Até dezembro duas unidades do QSB6.7 de 425 cavalos de potência (cada) serão entregues. A embarcação, lançada em 2009, inaugurou o conceito flybridge na gama de produtos da Real Powerboats.

Fonte: https://www.cummins.com.br/news/cummins-brasil-equipa-maior-embarcacao-ja-produzida-pela-real-powerboats

Real Powerboats

Cummins Brasil fornece energia para obras do Mundial de Futebol de 2022

Um total de 30 geradores da linha Rental Power foi encaminhada para o Qatar; negociação com o cliente foi realizada em parceria com o Distribuidor Cummins no país árabe.

A Cummins Brasil celebra o fornecimento de 30 grupos geradores da linha Rental Power para uma companhia de locação de equipamentos de energia e refrigeração no Qatar. Os produtos Cummins Power Generation serão utilizados para as obras de infraestrutura da Copa do Mundo no país árabe a partir de 2020.

A negociação com o cliente, iniciada em janeiro deste ano, contou com o suporte do Distribuidor Cummins do Qatar que receberá os 30 equipamentos até novembro deste ano.

No total, 15 unidades do modelo C300D2R, com potência máxima de 330 Kva (cada) e 15 grupos geradores C400D5R, de 440 Kva (cada), todos de 50 Hrtz já adequados para a região, foram encaminhados ao país árabe por meio de cinco lotes. A estimativa é finalizar a entrega dos produtos da linha Rental Power para o cliente até novembro deste ano.

Para se ter uma idéia, os grupos geradores juntos em operação trazem potência máxima de 13.125 kVA.
De acordo com David Sato, supervisor de Marketing de Produto da Cummins Power Generation para América Latina, “a planta da Cummins Brasil é de grande importância para as operações globais da companhia por fabricar produtos específicos da linha Rental Power. Por isso, conseguimos viabilizar daqui a venda direta para o cliente em parceria com o nosso Distribuidor”.
Ainda segundo David Sato, durante o processo de produção não houve a necessidade de adaptações para os equipamentos operem na região, já que os produtos da Cummins Power Generation são projetados para suportar altas temperaturas (até 50 graus Celsius) e ambientes severos.

Linha Cummins Rental Power – A Cummins Brasil investe na linha Rental Power e oferece soluções que atendem às mais diversas aplicações com interface simplificada, de fácil instalação e configurações personalizadas, ou seja, opções integradas e adequadas para entregar o projeto de acordo com a demanda do cliente.

Disponível com potências que variam entre 81 kVA e 625 kVA e nas opções de cores branco, amarelo, verde onan, azul e vermelha, a linha Cummins Rental Power traz diferenciais para a adequação ao segmento, além de processos que eliminam a exposição desta aplicação ao meio ambiente. A gama Rental, especificamente, conta com o diferencial da bacia de contenção com capacidade para conter todos os líquidos do grupo gerador e todo o volume de diesel do tanque de consumo integrado, garantindo uma aplicação extremamente limpa e segura.

Para elevar a segurança dos operadores, a fabricante também desenvolveu um acesso exclusivo ao controlador e disjuntor do equipamento, reduzindo inclusive a exposição ao ruído do gerador. São diversos os detalhes dedicados que fazem da Linha Cummins Rental a mais segura e sustentável opção para esta aplicação. As saídas dos cabos de potência, por exemplo, são estrategicamente posicionadas para garantir mais segurança, facilidade e acesso rápido para melhor operação.

A flexibilidade para a movimentação do equipamento bastante demandada nesta aplicação também foi estrategicamente projetada levando em consideração a mobilidade do equipamento. Os produtos da Linha Cummins Rental Power contam ponto de içamento central, barras dianteira e traseira e apoios para pegas de empilhadeira.

Para o melhor manuseio e operação dos Grupos Geradores Linha Rental Power, a Cummins oferece tecnologias capazes de elevar o nível da aplicação, tais como: abastecimento e medidor de nível elétrico na parte externa para garantir segurança e leitura do volume de combustível no tanque e chave de corte do sistema de alimentação do grupo gerador para maior proteção durante a manutenção do equipamento.

Linha Cummins Rental Power

Fonte: https://www.cummins.com.br/news/cummins-brasil-fornece-energia-para-obras-do-mundial-de-futebol-de-2022

Volare lança Micro-Ônibus com motorização Cummins

A Volare acaba de iniciar a comercialização do Fly 6, novo modelo de micro-ônibus. O veículo é equipado com motorização Cummins ISF 2.8, com 152 cv de potência e torque de 360 Nm @1.500 rpm a 2.900 rpm, e tração traseira. Das vantagens de um motor Cummins, economia, ampliação de potência, mais durabilidade e menor ruído são apenas algumas delas.

Fonte: Cummins

Novo motor começa a ser produzido oficialmente pela companhia no início de 2019, na planta de Rocky Mount, na Carolina do Norte.

É no maior ponto de encontro da comunidade marítima da América do Sul que a Cummins lança o novíssimo motor eletrônico X15 para o segmento. Durante a 15ª edição da Marintec South America, que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro (RJ), a desenvolvedora de powertrain apresenta sua nova aposta para o mercado, com atributos para atender a rebocadores, barcos de pescas, empurradores fluviais, transporte de passageiros, entre outras aplicações comerciais.

“Consideramos o mercado brasileiro de extrema importância, com potencial em diversas regiões, como a Norte, devido às altas demandas para o mercado de navegação fluvial, Nordeste e Sul, locais onde temos um número relevante de clientes para suportar”, diz Eric Marini, gerente de Produto da Cummins Marine.

A produção oficial do X15 está prevista para o início de 2019, na planta de motores Cummins em Rocky Mount, na Carolina do Norte, nos EUA. O novo produto da Cummins para o mercado marítimo traz inovações com foco na contribuição das operações, com baixo consumo de combustível e flexibilidade para atender embarcações que variam de 45 a 75 pés, dependendo da aplicação. A faixa de potência é ideal para demandas que variam entre 13 e 15 litros.

cummins-motor-maritimo-x15O Cummins X15 de 450 cavalos de potência (336 kW) e 600 cavalos de potência (447 kW) contínuos para propulsão e auxiliar de bordo atende aos rigorosos padrões de emissões Tier II da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) Nível II e Organização Marítima Internacional (IMO).

Além de seguir a tendência downsizing de motores marítimos, contribuindo com espaços restritos das embarcações, baixo peso (1.450 quilos) e alta potência, o Cummins X15 utiliza o mais recente sistema de combustível Cummins XPI. Este, por sua vez, fornece maior pressão de injeção, resultando em uma queima de combustível eficiente para emissões limpas e economia de combustível otimizada.

Além da mais recente tecnologia de sistema de combustível, o X15 para uso marítimo utiliza o módulo inteligente de controle do motor Cummins, o CM2350, que oferece capacidade avançada de diagnóstico e monitoramento, bem como proteção do motor por meio de taxas reduzidas e desligamentos automatizados do motor para evitar falhas. A tecnologia CM2350 também possui monitoramento do sensor de combustível, funcionalidade de partida/parada do motor digital e pressão e temperatura da engrenagem.

“A eletrônica embarcada ainda traz a possibilidade do monitoramento digital do motor via satélite, como contribuição com as operações da embarcação”, afirma Marini. Ainda segundo o gerente, “o X15 é mais um exemplo de investimento contínuo da Cummins no mercado marítimo; introduzimos o motor de maior rotação do mercado global, o QSK 95, com mais potência e durabilidade que qualquer outro motor marítimo de alta velocidade de sua categoria. E agora o novo X15 reforça o compromisso Cummins de entregar os produtos que nossos clientes precisam para terem sucesso”.

O X15 foi desenvolvido para equipar barcos novos ou atender ainda serviços de repotenciamento, a exemplo de sua primeira aplicação global que ocorrerá em um barco de tripulação da Louisiana, nos EUA, substituindo um motor não Cummins. O troca irá contribuir com a eficiência e o desempenho da embarcação.

Linha Cummins Marine – A oferta completa de produtos Cummins para o mercado naval inclui motores de propulsão e auxiliares de bordo (mecânicos e eletrônicos) que variam de 6.7 até 95 litros e/ou 300 hp a 4.000 hp; pacotes Diesel Elétrico (de 358 kw a 1.825 kw) e geradores de bordo disponíveis entre 5 kw e 1.800 kw. Toda gama de produtos da Cummins Marine atende às mais rigorosas normas de emissões vigentes no País, IMO Tier II.

O mercado de geradores marítimo é atendido pela Cummins com produtos ONAN entre 5 e 90 kW e Cummins Marine para potências superiores, a serem usados como geradores de bordo, de emergência, e conjuntos para propulsão Diesel Elétrica. Segundo Colares, “nossos produtos são muito competitivos nesse mercado; produzimos 100% dos componentes principais de grupo geradores, ou seja, alternadores, motores e painéis de controle, sendo um importante diferencial em relação à concorrência.

Fonte: Cummings

Cummins Inc. e JAC Motors anunciam joint venture
A Cummins Inc. e a Anhui Jianghuai Automobile Group Co. Ltd. (JAC Motors) anunciaram uma joint venture com 50% de participação para cada uma das empresas após a Cummins adquirir metade da JAC-Navistar Diesel Engine Company (JND).
Fonte: https://www.cummins.com.br/noticias

Como será o futuro do diesel? Cummins apresenta soluções
Para mostrar que está preparada para oferecer diferentes soluções para motorizações limpas e atender as demandas globais de hoje, amanhã e das próximas décadas, a Cummins reuniu em sua sede, em Columbus (Indiana, EUA), jornalistas de diversos países. Lá podemos conhecer no que a empresa trabalha em termos de motores diesel, combustíveis alternativos, eletrificação e hidrogênio. “Queremos mostrar que atendemos os nossos clientes com soluções de energia há quase 100 anos e estamos preparados para continuar atendendo no futuro”, diz Rich Freeland, presidente da Cummins e diretor de operações.

Caminhão com motor Cummin

O desenho do cavalo mecânico foi feito pela Cummins e feita sob encomenda pela Roush, uma fabricante de protótipos

Antes de apresentarmos o que vimos na sede da Cummins, vamos colocar uma premissa que tem sido apresentada por diversos fabricantes de veículos: todos estão trabalhando em diferentes tecnologias para uma mobilidade mais limpa, pois cada uma delas será mais adequada para determinado país ou região em função das fontes energéticas, condições econômicas, topográficas e legislação de cada nação. Assim, um fabricante global como a Cummins precisa trabalhar ao mesmo tempo com soluções para atender essas diferentes exigências.

O futuro do motor diesel
A Cummins acredita que os motores movidos à diesel ainda serão a melhor solução para caminhões e ônibus rodoviários de longa distâncias por muito tempo, mas não serão as únicas opções. O presidente da divisão de motores da empresa, Srikanth Padmanabhan, destaca que os motores diesel continuam evoluindo para emitir poluentes muito próximo a zero e para serem mais econômicos.

A empresa mostrou os motores X12 e X15 como propostas de mais eficientes. Eles são mais leves e usam controles avançados de pós-tratamento de gases, bem mais compactos do que os atuais. O X12, por exemplo, é 270 kg mais leve que um motor de 12 litros atual.

A empresa ainda trabalha em outro projeto de motor diesel revolucionário para caminhões extrapesados (Classe 8 nos Estados Unidos) para ser comercializado a partir de 2022. O desenvolvimento desse motor já está sendo feito, em parceria com a Eaton, com uma combinação desde início do projeto com a transmissão automatizada que formará o trem de força. E quando a Cummins diz sobre a vida longa para os motores diesel, ela refere-se também no desenvolvimento de um diesel mais ecológico como alternativa ao diesel derivado do petróleo. Por isso, ela trabalha na pesquisa de diesel sintético e biodiesel.

Além disso, a empresa mergulha no projeto do motor Ethos como matriz para o desenvolvimento de futuros motores para uma ampla gama de combustíveis. No projeto do Ethos, os engenheiros investigam uma tecnologia de ignição por queima de alta eficiência para que o motor possa oferecer a força, desempenho e durabilidade de um motor diesel com uso de múltiplos combustíveis, como o etanol, metanol e gasolina.

Caminhões elétricos
O Aeos, um cavalo mecânico movido a motor elétrico de 350 kW (475,9 cv) e torque de 356,9 mkgf foi a grande estrela da Cummins no evento com a imprensa. Além de ter saído na frente da Tesla, que também vai apresentar a sua proposta de caminhão elétrico, a Cummins quis demonstrar que já trabalha muito além do diesel e na diversificação das suas alternativas para a mobilidade de veículos comerciais

“O caminhão elétrico foi todo projetado pela Cummins, mas queremos deixar claro que a ideia não é fabricarmos caminhões. Essa função é dos nossos clientes. No entanto, queremos mostrar a nossa competência para inovar e oferecer soluções de energia limpa”, diz Jennifer Rumsey, chefe-executiva de tecnologia da Cummins.

Portanto, a empresa pretende ver o uso do trem de força elétrico do Aeos em veículos a serem desenvolvidos pela indústria de caminhões e ônibus, e colocados à venda em dois ou três anos nos Estados Unidos. A carroceria do Aeos foi projetada pela Cummins e feita sob encomenda para a especialista em protótipos Roush Industries.

O protótipo Aeos é um cavalo mecânico com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 33,7 toneladas e capacidade de carga liquida de 20 toneladas. Segundo a Cummins, o trem de força do Aeos, incluindo uma bateria de 140 KWh, tem o mesmo peso do trem de força de um caminhão diesel de 12 litros, considerando também o peso do sistema de pós-tratamento e tanque de combustível.

A autonomia do Aeos é de 160 km, portanto, seria para aplicação em rotas dedicadas entre cidades vizinhas, principalmente onde houver restrições de ruídos e emissões. O seu trem de força, em uma aplicação mais real, não deve aplicado em cavalos mecânicos, mas em caminhões semipesados para distribuição urbana e intermunicipal, além de ônibus.

O carregamento da bateria demora uma hora, porém, a empresa trabalha com o objetivo de reduzir este tempo para 20 minutos até 2020. A autonomia pode ser ampliada para até 480 km com o uso de baterias adicionais, porém, o peso extra dessas baterias deve ser descontado da capacidade de carga líquida. Neste caso, o frotista poderá fazer a escolha em função do tipo de operação. O protótipo utiliza ainda sistema de frenagem regenerativa para a recarregar a bateria e, no teto, traz painéis para captação de energia solar.

Outra alternativa é a transformação do Aeos em um caminhão híbrido. No protótipo há espaço para a instalação de uma das opções de motores diesel (Cummins B4.5 ou B6.7) que funcionariam como geradores de energia para a bateria. Segundo a empresa, essa combinação de diesel e elétrico oferece uma vantagem de economia de 50% em relação os híbridos que existem atualmente.

Gás natural
Para países que contam com grandes possibilidades do uso do gás natural, como é o caso dos Estados Unidos e do Brasil, a Cummins já conta com a tecnologia e relevou novos motores chamados de Near-Zero (que significa perto de zero emissão de poluentes) e que podem ser abastecidos com três tipos de gases: GNC (Gás Natural Comprimido), GNL (Gás Natural Liquefeito) e biometano.

Ela garante que os novos motores B6.7N (6,7 litros, 243 cv e 77,4 mkgf), L9N (8,9 litros, 324 cv e 138,3 mkgf) e ISX12N (11,9 litros, 405 cv e 200,5 mkgf) apresentam um desempenho equivalente ao diesel e que emitem de 50% a 90% menos do que permite a atual norma americana de emissões de poluentes. Rob Neitzker, presidente da divisão Cummins Westport, acrescenta ainda que 80% dos componentes dos motores a gás são os mesmos dos motores diesel, o que traz ganho de escala e reduz custos de produção e manutenção para o cliente.